Entender as empresas “holding” é essencial para que você escolha o modelo de negócio ideal para você. Compreenda melhor nesse artigo.
As holdings são empresas que ainda geram muitas dúvidas entre os empreendedores brasileiros. É um modelo empresarial que está ganhando mais atenção no mercado.
A importância da holding
São empresas que detém a maior parte de ações sobre outras empresas. Como se fossem acionistas majoritárias, com total controle sobre os negócios das outras empresas. É como o sistema nervoso central, no corpo humano, que emite comandos para todo o restante do corpo. Muitas vezes é chamada de empresa-mãe.
Como funciona uma holding?
Existem alguns modelos de holding e cada um eles possui funções diferentes, conforme abaixo: Pura – possui participação no capital de outras empresas, e é uma espécie de empresa controladora;
Mista – exerce atividades empresariais independentes das sociedades que controla;
Participação – é uma holding que apenas quer fazer parte da sociedade, não tem controle sobre todas as outras empresas, só participa delas;
Familiar – tem como propósito controlar o patrimônio de uma família e dos seus membros, cujas empresas estão em seus nomes.
Por que ter uma holding?
Empresários optam por ter uma holding por conta de alguns fatores-chave, como a melhor estrutura de capital, aspectos tributários e melhor administração de seus negócios.
Quer montar a sua holding? Fale com a Enfoque!
Agora que você já sabe como é o funcionamento de uma holding que tal considerar esse modelo de negócio? Entre em contato com a Enfoque Contabilidade, tire todas as suas dúvidas e comece já a formação da sua holding. Os especialistas da Enfoque irão te orientar sobre a melhor decisão a favor do seu negócio.