Enfoque Contábil – Serviços – MEI
Início » Enfoque Contábil – Serviços » Enfoque Contábil – Serviços – MEI
A Enfoque Contabil pode orienta-lo de como se formalizar.
Atualmente, o MEI é maneira mais simples que uma pessoa tem para abrir uma empresa no Brasil.. Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que essas pessoas possam se tornar um MEI legalizado.
Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Não são todas as atividades comerciais que podem ser praticadas por um Microempreendedor Individual. É preciso consultar a lista de atividades no Portal do Empreendedor. Isso deve ser feito antes mesmo de pensar no modelo de negócio.
Os impostos pagos pelos empreendedores que optam pelo MEI são cobrados pelas regras do Simples Nacional. Isso significa que tudo é pago de uma vez pela guia mensal DAS (Documento de Arrecadação Simplificada), emitida no Portal do Empreendedor. O empreendedor que opta pelo MEI pagará apenas um valor fixo mensal que varia de acordo com a atividade (Comércio, Serviços e Industria), já contemplando a parcela de 5% do salário mínimo para a previdência social dele próprio.
O imposto cobrado é relativamente pequeno, afinal, o profissional liberal comum recolhe 20% apenas para a previdência. É uma política de inclusão que ajuda as pessoas que antes trabalhavam na informalidade a terem direito a auxílio doença, licença-maternidade, pensão por morte, além da própria previdência.