Entenda por que você precisa realizar uma revisão tributária em seu negócio e não corra riscos com o seu negócio em 2021.
Você, como empresário, sabe a importância da revisão tributária? Uma gestão de qualidade está ligada a diversas rotinas contábeis, que, quando empregadas em processos empresariais, garantem progresso e sucesso ao seu empreendimento.
Para isso, é preciso preparo, independentemente de qual seja seu tamanho de negócio. E para te ajudar a entender melhor esse tema, trouxemos questões básicas que vão te ajudar.
Entendendo a revisão tributária
O Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo, podendo alcançar o percentual de 40%. E a tendência é que essa porcentagem aumente com o passar dos anos. Por isso é necessário que os empresários consigam meios de ter resultados melhores, de acordo com a legislação.
A revisão tributária pode ser feita para as seguintes finalidades: evitar incidências de impostos indevidos e atraso no cumprimento de declarações, reduzir os valores pagos em tributos, trocar o enquadramento e, o mais importante, adequar ao regime tributário.
Como a revisão tributária vai ajudar meu negócio?
Recupera impostos
A revisão ajuda as empresas a reconhecerem débitos indevidos que devem ser restituídos ou créditos fiscais que podem ser legalmente apropriados. O método consiste em identificar a irregularidade, analisar o problema e elaborar um plano de ação que visa aproveitar as oportunidades disponíveis para ocorrência.
Evita a autuação fiscal
Na revisão fiscal são vistos todos os impostos devidos pela empresa. Assim, você evita eventuais prejuízos, como: pagamento de tributos indevidos, possível encerramento das atividades devido aos custos e débitos com tributos, dentre outras coisas.
Evitando essas falhas, a empresa se torna economicamente competitiva.
Como essa revisão é feita?
A revisão tributária deve ser realizada por intermédio de uma empresa qualificada. Somente um escritório de contabilidade com profissionais experientes estará apto a assumir a grande responsabilidade de traçar a sua gestão empresarial.
O que deve ser considerado em uma revisão de tributos?
– Contabilizar, de forma correta, todos os custos/gastos da instituição;
– Investigar a existência de créditos tributários que, eventualmente, podem ser recuperados ou compensados;
– Verificar se os processos contábeis do negócio estão sendo realizados em conformidade com a lei vigente;
– Identificar se a empresa está fazendo corretamente todos os lançamentos, amortizações, apropriações e deduções;
– Averiguar se a administração referente ao regime de caixa e competência está sendo feito de maneira adequada;
– Verificar se as retenções tributárias estão sendo feitas de acordo com as normas federais/estaduais/municipais em vigor;
– Ficar atento para analisar se a forma como a escrituração da totalidade dos livros e controles requeridos tem sido feita de maneira correta;
– Demonstrar as possibilidades de economia tributária, elaborar propostas de reformulações societárias e construir um novo planejamento tributário.
Revisão tributária é com a Enfoque Contábil
Se você precisa de ajuda com a revisão contábil do seu negócio, conte com a Enfoque Contábil. Clique aqui e fale conosco.