Na dúvida se a contratação home office é ideal para a sua empresa? Confira nesse artigo os benefícios desse modelo de trabalho.
Após a implantação da reforma trabalhista, mudanças na CLT, as regras de contratação home office se tornaram mais claras. A pandemia causada pelo covid-19 também trouxe à luz essa modalidade de trabalho. Por necessidade, empresas precisaram se adequar mais do que depressa nesse modelo, mandando seus colaboradores contratados em CLT, para casa.
Existe uma série de benefícios para os colaboradores, sendo o principal deles nesse momento, preservar a saúde, mas não são apenas eles que saem ganhando. Nesse modelo de contratação, a empresa pode enxugar os custos sem perder a qualidade de seus processos. Para te auxiliar nessa decisão, se você estiver em dúvida, trouxemos nesse artigo, detalhes sobre o modelo de contratação home office.
O que é o modelo de contratação home office?
A contratação home office (ou teletrabalho – como é denominada na reforma trabalhista), é conhecida por autônomos e profissionais liberais. A escolha do ambiente é feita pelo próprio colaborador, que pode trabalhar dentro de casa, desde que tenha conexão com a internet. A gestão e acompanhamento das demandas é feito de forma eletrônica, com ferramentas específicas. Lembrando que home office não é o mesmo que trabalho externo, onde o colaborador realiza a assistência em campo, vende na rua ou realiza entregas, por exemplo.
Por que o home office vem se tornando uma tendência de mercado?
A contratação home office vem se tornando uma tendência. Pois algumas empresas podem ter suas necessidades perfeitamente supridas a partir dessa modalidade. Alguns itens a serem observados são:- Se o trabalho pode ser realizado fora do ambiente empresarial;
– Se o profissional contratado tem perfil adequado para assumir as responsabilidades do trabalho no ambiente doméstico;
– Quais serão os custos de implementação desse sistema para a equipe
– Se a presença do colaborador é realmente dispensável no ambiente empresarial.Se as respostas desses itens forem “sim”, é provável que a empresa tenha muito o que ganhar com essa contratação.
Além disso, a empresa pode diminuir o investimento em infraestrutura no espaço empresarial, custos com água, energia elétrica, vale-transporte, entre outros. E nesse momento de pandemia, é a saída para que muitas empresas não precisem fechar as suas portas.
Quais cuidados devem ser tomados ao optar pelo home office?
Se a empresa decidir que a contratação home office é ideal, alguns itens devem ser observados como, por exemplo:
Controle de jornada
Diferente de outros regimes de trabalho, o home office permite ao trabalhador, gerenciar sua jornada, desde que cumpra os prazos e atividades predispostos. Dessa forma, o relógio de ponto ficou no passado.
Em contrapartida, o profissional não recebe o pagamento de horas-extras. Isso acontece porque a empresa fica impossibilitada de fiscalizar os horários de trabalho. Para otimizar o acompanhamento das métricas de produtividade, uma ferramenta de workflow é importante. Lembrando que: em casos de profissionais que trabalham com atendimento externo, como por exemplo consultores de contabilidade, é preciso respeitar o horário comercial no atendimento.
Como estabelecer o home office?
O primeiro passo de uma contratação home office é instituir o vínculo de trabalho remoto, por meio da assinatura da Carteira de Trabalho (CTPS). Nela, devem estar especificados todos os termos sobre o serviço. Além de itens como:
– Opção por teletrabalho
– Declaração sobre não-pagamento das horas extras trabalhadas
– Detalhamento das atividades que devem ser realizadas
– Compensação de despesas
– Ciência de que os bens e valores fornecidos não integram salário
Agora que você já sabe como garantir uma contratação home office eficiente, além de uma boa relação de trabalho, que tal contar com um escritório de contabilidade que vai te ajudar em todos os processos que envolvem a contratação ou adequação? Clique aqui e fale com a Enfoque Contábil.