eSocial: quais são as funções que o MEI deve utilizar?

O eSocial é uma ótima forma de tornar acessíveis diversos elementos burocráticos do cadastro da Pessoa Jurídica. Entenda mais detalhes das funções hoje.
O eSocial é uma plataforma do Governo Federal, destinada tanto para as pessoas físicas quanto jurídicas. Simplificando processos previdenciários e trabalhistas, ele é voltado para microempreendedores, empresas e pessoas físicas que tenham funcionários domésticos.

É nessa plataforma que se encontram reunidas informações pessoais e contratuais dos trabalhadores, a exemplo de movimentações como férias, afastamentos, admissões e demissões, ou mesmo detalhes pessoais, como CPF e data de nascimento.

Como funciona o eSocial para MEI?
Independente do tamanho da sua empresa, o uso do eSocial é obrigatório para todas as pessoas jurídicas. No caso dos microempreendedores individuais com funcionários, o cadastro na plataforma é bem simples, bastando:

– Informar CNPJ;

– CPF e data de nascimento da pessoa responsável pela empresa;

– Certificado tipo A1 exigido pelo portal como mecanismo de segurança.

O valor para o certificado tipo A1 é de R$ 250 em média no momento de redação deste artigo, e concede acesso a todas as ferramentas e funcionalidades que são concedidas pelo portal.

O módulo simplificado eSocial Web MEI
Estando disponível desde outubro de 2021, o Módulo Simplificado do eSocial para MEI unifica o recolhimento do FGTS e da Contribuição Previdenciária no DAE, que seria o Documento de Arrecadação do eSocial, seguindo o padrão estabelecido pelo DAS, que é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Além da geração dessa guia de pagamento, outra função oferecida pelo eSocial é a gestão dos empregados. Na página da Home, a opção Gestão dos Empregados se vê bem evidente, garantindo acesso a dados básicos a respeito dos colaboradores, programação de férias e reajuste de salários de forma bem prática.

No eSocial, a questão da venda do 1/3 de férias também se vê simplificada, sendo possível cadastrar datas e valores de forma ágil e rápida.

Quais funções do eSocial devem ser usadas pelo MEI?
Se você tem uma MEI e possui colaboradores contratados, o eSocial é uma obrigação imposta pelo Fisco. As funcionalidades que devem ser utilizadas são aquelas de manutenção contratual, como as que comentamos logo acima (férias, demissões, admissões e mais). O mesmo vale para a retirada do DAE, que só pode ser acessado por meio do eSocial.

Outras funções também podem ser utilizadas a fim de garantir mais praticidade no dia a dia de sua empresa. Se lhe soa um processo complexo, ou mesmo se deseja ajuda no momento de cadastro, converse com um de nossos profissionais aqui da Enfoque Contábil e tenha maior clareza nesse momento.

Por que contar com a Enfoque Contábil?
Com uma bagagem de experiências contábeis que se estende por anos, a Enfoque Contabilidade tem total capacidade de ajudar a sua Microempresa a alcançar o maior nível de fluidez possível, quer seja através das facilidades oferecidas pelo governo, como o eSocial que comentamos, ou mesmo outros caminhos que são acessados por meio dos serviços de especialistas como os encontrados em nossa equipe.

Entre em contato que nós te ajudamos!

Notícias Relacionadas