Hoje, no Dia Internacional da Mulher (8 de março), vamos trazer um tema muito importante neste artigo: empreendedorismo feminino.
Hoje, no Dia Internacional da Mulher (8 de março), vamos trazer um tema muito importante neste artigo: empreendedorismo feminino.
Mas antes de trazermos dicas e cases de sucesso, vamos explicar o que é empreendedorismo feminino? Como o próprio nome já diz, é um conjunto de negócios idealizados ou comandados por mulheres. É importante destacar que o empreendedorismo feminino também carrega em seu significado cargos de liderança ocupados por mulheres.
No ano passado, aproximadamente 10 milhões de mulheres eram empreendedoras no Brasil, segundo levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Um fator em comum é que a maioria começou a empreender por necessidade e apenas 34% são regularizadas no país.
O empreendedorismo feminino traz vários benefícios, assim como impactos significativos no cenário econômico.
O machismo ainda existe e, infelizmente, muitas atitudes estão tão enraizadas que passam despercebidas, mas com a desconstrução em busca da igualdade isto vem se quebrando e, cada vez mais, as mulheres têm ocupado cargos de liderança e traçado um caminho de sucesso, se tornando referência no mercado de trabalho, como:
● Luiza Trajano (Magazine Luiza)
● Ana Fonte (Rede Mulher Empreendedora)
● Cristina Junqueira (Nubank)
● Maria José de Lima Freitas (Mazé Doces)
E claro, a nossa cliente, Magda Metzker, da Mestra Vedações, localizada em Jundiaí (SP). Confira a seguir a entrevista que realizamos com ela, onde mostra um pouco de sua rotina e trajetória de sucesso, desafios e aprendizado, como mulher empreendedora:
Empreendedorismo feminino no Brasil
A pesquisa realizada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) trouxe dados importantes e que merecem destaque quando se trata de empreendedorismo feminino.
De acordo com o estudo do IRME, 60% das empreendedoras se declaram negras, a maior parte é formada por mulheres casadas; 50% são da classe C; e 34% pertencem às classes A e B. Além disso, 7 a cada 10 mulheres empreendedoras são mães e apenas 28% possuem ensino superior.
O estudo também mostrou que 55% das empreendedoras com a venda de produtos próprios, de terceiros ou empresas, podendo ser roupas, calçados, alimentos, produtos agrícolas, cosméticos e itens de higiene. Já 32% empreendem serviços, como assistência técnica, cabeleireiras, manicures ou especialistas em serviços de beleza. Cinco por cento das entrevistadas afirmaram que produzem sem vender, bens ou artesanatos; e 1% atua com a produção de produtos sem fazer a venda também.
Empreendedorismo feminino no mundo; veja as melhores cidades do mundo para empreender!
A gigante de tecnologia Dell, junto da S&P Global, realizou uma pesquisa que mostra as melhores cidades para mulheres empreenderem pelo mundo. O objetivo da pesquisa é incentivar voos mais longos com foco no sucesso.
● Londres (Inglaterra)
● Nova Iorque (EUA)
● Bay Area
● Paris (França)
● Estocolmo (Suécia)
As atribuições analisadas foram: talento, capital, cultura, tecnologia e mercado.
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